A fast society é caracterizada por rotinas de trabalho de 8h, 5x na semana, com direito à horas extras e ajustes de acordo com a necessidade do patrão e do empregado, se precisa ganhar mais, alguém trabalha mais, pode ser você, ou pode ser aquele "free" que de livre não tem coisa alguma.
A fast society tem das suas 24h, 8h destinadas ao trabalho, 8h para o sono, 8h para outras atividades. A fast society é hipócrita, não se dorme 8h e muito menos as 8h destinadas para outras atividades são raramente destinadas para outras atividades -se não as que envolvam o trabalho-.
A fast society te coloca na escola o mais rápido possível, pois enquanto você está lá, seus pais trabalhadores não se preocupam com você. Você deveria estar aprendendo e se apropriando de todos os conteúdos criados pela humanidade, para não ter que inventar a roda outra vez. Mas a fast society te ensina que o ensino é para você ter um futuro "melhor" e o futuro melhor é ter um emprego "melhor".
A fast society faz com que as 8h destinadas para outras atividades sejam gastas com o transporte para o trabalho, com as refeições, com as confraternizações da empresa, com os amigos do trabalho, com aquela especialização para "aprimorar os seus conhecimentos". O que é mentira, ela só toma cada vez mais o seu tempo e sua atenção para o trabalho.
A fast society atrapalha as suas 8h de sono, as luzes, os barulhos da cidade, o excesso de notificações das redes "sociais", ou seja, toda a vida de quem não está dormindo, está atrapalhando o seu sono. No dia seguinte, a fast society te dá um café expresso - aquele que é feito bem rápido- uma fast food, para que você talvez possa ter um pouco mais de descanso durante o seu dia.
A fast society não entende que afeto só é construído por emoções e memórias, ou seja, ele demanda tempo e muitas outras funções psíquicas das pessoas. A fast society cria a fast emoção, torna você um sujeito que vive de emoções rápidas, que não conseguem ser memorizadas e assim, você se torna um sujeito sem afetos.
Então, a fast society te facilita as coisas. É bem simples, você não mais precisa entre o hall de pessoas que conhece, achar alguém que seja "compatível" com você, ou com o que você procura. A fast society faz isso para você, por meio de aplicativos de relacionamento. Então, basta um gps ligado, um cadastro atualizado e ela te mostra todas as opções, tudo o que você precisa saber da pessoa está ali, é fast e é emocionante, a cada mensagem trocada o tanto de emoções que essa pessoa pode te provocar.
A fast society cria maneiras de te entreter e te cansar para que você possa dormir melhor apesar de todo o barulho e todas as luzes. A fast society te propõe um lugar escuro, com música bem alta, luzes interessantes e muita gente que gosta e tem as mesmas intenções que você, tudo isso em um único lugar. Você chama de entretenimento, mas que lugar é esse que de tão alto é capaz de abafar todo o seu cansaço?
A fast society traz o cinema para sua casa, o exercício físico perto de você, o remédio para dormir, o remédio para acordar e te mostra que por mais que você não tenha tempo ou saco para construir um relacionamento - que aliás são longos e cansativos-, há sempre alguém interessado por você, basta se manter conectado. Você não precisa pensar, se preocupar, a fast society tem todas as soluções para você, aliás, ela já seleciona todo o conteúdo que chega até você, algo que talvez possa te interessar.
A fast society é sua melhor amiga e sua pior inimiga, ela facilita tudo para você, aniquilando tudo aquilo que pode fazer você sair do aconchego para pensar contra ela. Ela é a contradição pura, cria mais maneiras de sentir, de "melhorar" a vida dos seres humanos, causando mais sofrimento e os impedindo de sentir. A fast society diz que quem não se adequa precisa de intervenções, medicações, procura dentro do sujeito um sofrimento que é causado por fora.
Obs.: Se a sociedade somos nós, porque não mudamos?
Brenda Elisa.